Tendo chegado ao conhecimento da ABRAPP o uso de seu nome em golpes conta aposentados, tomamos imediatamente as providências necessárias, registrando Boletim de Ocorrência (BO) na 96ª Delegacia de Polícia em São Paulo e dando a mais ampla divulgação ao fato em nosso portal na Internet.
A sugestão recebida da Polícia é no sentido de que as pessoas vitimadas pelo esquema criminoso procurem uma delegacia para lavradura de BO.
O golpe consiste no envio de correspondência à possível vitima informando-a, em nome da “Associação Brasileira Securitária de Previdência Privada” (ABRAPP), que esta seria beneficiária do rateio de um fundo de reserva em poder de entidade previdenciária, mas que a liberação de qualquer valor estaria condicionada ao pagamento antecipado de um montante para cobertura dos “custos” (sic) processuais. Em seguida, a carta fornece o número da conta corrente em banco na qual o depósito deve ser feito.
A ABRAPP não possui o cadastro dos participantes e assistido de suas associadas e qualquer correspondência informando sobre valores supostamente disponíveis é falsa. Fazemos este alerta para evitar novas ocorrências e recomendamos ao quadro associativo que oriente o seu público interno de maneira a que não seja vítima de ações criminosas desse tipo.